Regulamento
Regulamento
Versão em PDF: Clique aqui.
Realização:
- Coordenadoria Regional de Educação de Ponta Porã – CRE 11
- Escola Estadual Professora Geni Marques Magalhães – EEPGMM
- Escola Estadual Coronel Ramiro Noronha – EECRN
- Câmpus de Ponta Porã da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPPP/UFMS)
- Câmpus de Ponta Porã do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)
Parcerias:
- União Pontaporanense de Estudantes e Região – UPER
Coordenador do Projeto
- Caio César Herreira
- José Henrique Prado
- Pedro Flávio Silva Othechar
Equipe Executora
Cristina Elaine da Costa Spanenberg | César Ferro da Silva |
Fernando Akiito Moltocaro | Hamilton Júnior Bonfim |
Ségio Larruscaim Mathias | Karen Suzana Gracia |
Leonardo Souza Silva | |
REGULAMENTO
Cada escola contará com uma equipe representando-a escola no evento;A equipe deverá estar distribuída entre as três modalidades
- Modalidade Tempo de voo.
- Modalidade Lançamento Oblíquo Alcance Máximo Horizontal
- Modalidade Foguete Criativo
Poderão fazer parte das equipes estudantes do Ensino Médio e Fundamental II.
DOS PARTICIPANTES
- Poderão participar todos os estudantes do 6o Ano fundamental II ao 3o ano do EnsinoMédio regularmente matriculados em instituições de ensino médio e/ou fundamental da rede estadual de ensino;
- Quanto ao número de alunos participantes por equipe será permitido um mínimo de 2 e máximo 4 de alunos por modalidade;
- As inscrições dos alunos deverão ser feitas pelo professor responsável por cada equipe em data prevista no cronograma.
MODALIDADES DA COMPETIÇÃO
-
Modalidade Tempo de Voo.
- Cada equipe fará dois lançamentos e será considerado o melhor resultado (maior tempo de voo, precisão com cronômetro centesimal)
- Neste lançamento o uso de paraquedas é opcional;
- A pressurização do ar no interior do foguete deve ser realizada de forma manual (bomba manual).
- Será obrigatório a utilização de um manômetro (instrumento de medida de pressão) seja adaptado na base de lançamento ou incorporado no instrumento de pressurização de ar.
- Critérios de desempate
- Serão considerados como critérios de desempate;
- 1° Maior nota obtida pela equipe na modalidade de foguete criativo.
- 2° Integrante da equipe com menor idade
- Serão considerados como critérios de desempate;
II- Modalidade Lançamento Oblíquo Alcance Máximo Horizontal
- Cada equipe poderá fazer dois lançamentos e apenas um lançamento será contabilizado, o de maior alcance;
- Será considerado o melhor resultado a maior distância atingida na horizontal em linha reta entre a base de lançamento e ponto onde o foguete toca o solo.
- A pressurização do ar no interior do foguete deve ser realizada de forma manual (bomba manual).
- Dentre os dois lançamentos se houver necessidade a base de lançamento deve ter dispositivo para abortar lançamento.
- Será obrigatório a utilização de um manômetro (instrumento de medida de pressão) seja adaptado na base de lançamento ou embutido no instrumento de pressurização de ar.
- Critérios de desempate
- Serão considerados como critérios de desempate;
- 1° Maior nota obtida pela equipe na modalidade de foguete criativo.
- 2° Integrante da equipe com menor idade.
- Serão considerados como critérios de desempate;
III-Modalidade Foguete Criativo.
Esta modalidade se caracteriza como a expressão de um PROJETO ESCOLAR INTEGRADOR que deve ou pode envolver os diversos atores da escola participante de áreas de conhecimento diversas. A ideia desta modalidade é demonstração conceitual da capacidade das equipes escolares integrarem um trabalho entre os seus quadros de funções (estudantes, professores, coordenações e direção) nas diversas áreas do conhecimento.
As equipes devem realizar a construção de um foguete criativo que sintetiza uma ideia desenvolvida na forma de projeto escolar integrador e que versa sobre algum dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) da BNCC (). Quais sejam:
- Apresentação deverá ser realizada entre 5 e 10 minutos aos avaliadores e deve abranger detalhes da pesquisa, da construção do foguete criativo e das ações que subsidiaram a construção do trabalho da equipe;
- A soma das notas de cada avaliador poderá alcançar até 100,00 (cem) pontos;
- Os itens a serem avaliados:
-
- CRIATIVIDADE: Estética do foguete e da montagem da apresentação, Materiais utilizados (a comissão deve considerar como um ponto relevante o reaproveitamento de materiais) e Inovação criativa na construção – (até 30,00 pontos);
- APRESENTAÇÃO ORAL: Explicação dos processos escolares para a escolha do tema do foguete criativo, das ações que constituíram o projeto, apresentação do caderno de bordo e de outras evidências que comprovam que ação foi desenvolvida na forma de um projeto educacional integrador. (até 50,00 pontos);
- IMPACTO EDUCACIONAL NA COMUNIDADE: Avaliação da ação de forma global, considerando o quanto a ação conseguiu articular áreas de conhecimento (CHS, CNT, LGG e MAT), os atores escolares (estudantes, professores, coordenação e direção) e a relevância da difusão do Tema Contemporâneo Transversal no ambiente da escola participante (até 20,00 pontos);
- A nota final da Categoria Foguete Criativo será a soma dos itens 1, 2 e 3 dividido pelo quantitativo de avaliadores de cada trabalho.
- Cada trabalho apresentado nesta categoria terá 3 (três) avaliações de pessoas indicadas pela II Olímpiadas de FogueteJato Pet de Ponta Porã.
IV- PREMIAÇÃO – PONTUAÇÃO GERAL POR EQUIPE
A escola que obter a maior pontuação levando em conta as três modalidades, será premiada com troféu por conseguir manter boas atuações nas três modalidades. A contabilização será realizada da seguinte forma, a melhor nota de tempo de voo mais a melhor nota do lançamento oblíquo mais o melhor nota do foguete criativo dividido por três.
Responsabilidades e tarefas dos professores das instituições de ensino.
- Divulgar o evento entre os estudantes do seu estabelecimento de ensino; além do processo de ensino.
- Coordenar as inscrições dos estudantes da sua escola;
- Dar assistência metodológica aos estudantes da escola;
- Supervisionar o desenvolvimento dos trabalhos em sala de aula e monitorar as atividades práticas;
- Obrigatoriamente sob a supervisão do(s) professor(es) responsável(is) pela equipe que estiver coordenando;
Responsabilidades Direção Escolar e Coordenação Pedagógica.
Por medidas de segurança permitirão a realização de experimentos práticos em um local da escola que oferecer as condições necessárias para a realização de tal atividade; há uma variedade de riscos envolvidos como: alunos menores em atividades pedagógicas paralelas; nos arredores das unidades escolares há residências; pedestres trafegam ao entorno da mesma; sem mencionar os veículos que circundam as vias públicas e podem ser alvejados resultando em graves danos.
Responsabilidades Coordenadoria Regional de Educação e suas funções
- Elaborar e distribuir em tempo hábil aos professores responsáveis as circulares contendo as instruções e as modalidades de provas que acontecerão;
- Buscar patrocínios e apoios institucionais;
- Organizar a solenidade de premiação dos alunos participantes.
Todas e quaisquer outras disposições que não se encontrem neste regulamento, deverão ser avaliadas pela equipe organizadora sendo a mesma a soberana em suas decisões.
Do local e data.
- O evento será realizado em uma área de proporções suficientes para a segurança dos participantes e do entorno e também dependerá exclusivamente de boas condições climáticas vigentes à época;
- O mesmo poderá ser adiado por necessidade explícita e terá sua justificativa feita por e-mail ou outro meio de comunicação ao alcance a todos os inscritos.
- Data: 01/11/2023 – quarta-feira
- Local: Campus da UFMS de Ponta Porã
Dos custos.
- Não há taxa de inscrição para escolas ou para os estudantes participantes do evento;
Dos avaliadores.
- Os avaliadores e avaliadoras convidados/as para a Modalidade Foguete Criativo devem ser pessoas de reconhecida atuação no meio acadêmico e/ou educacional, representantes de instituições e organizações de ensino e/ou de atuação comprovada nas áreas científicas contempladas na II Olímpiadas de Foguete Jato Pet de Ponta Porã;
- No quesito Tempo de Voo atuaram quatro avaliadores, sendo: 1 diretor da prova, 2 medidores de tempo e 1 para anotação do tempo de voo;
- Na modalidade Modalidade Lançamento Oblíquo Alcance Máximo Horizontal haverá, no mínimo, três avaliadores, sendo: 1 diretor da prova que ficará junto as bases de lançamento e 2 para medição do alcance máximo horizontal).
Da Base de lançamento.
- A base de lançamento é de responsabilidade de cada equipe e deverão ser trazidasno dia da competição devidamente testadas e prontas para seus foguetes. Aconselha-se que cada equipe tenha mais de uma base de lançamento no dia da competição.
- O estudante que fizer o lançamento do foguete deverá estar, obrigatoriamente, a três a quatro metros da base. Assim, o gatilho deverá deixar o estudante a esta distânciano momento do lançamento.
- O integrante da equipe que for realizar o lançamento deverá OBRIGATÓRIAMENTE utilizar óculos de proteção.
- A equipe deve inserir um dispositivo de segurança (uma válvula para liberar o ar pressurizado) na base para que possam abortar o lançamento em caso de necessidade, ressaltamos que somente com esse dispositivo será permitido abortar olançamento.
- O formato da base pode variar, mas deve conter os aspectos citados anteriormente e nos tutoriais.
- Comitê de organização do evento sente-se livre em não permitir o uso de uma ou mais bases de lançamento desenvolvidas pelas equipes se forem observadas falta de segurança nelas.
- Não será permitido pressurização do ar por meio de compressores!!!!
Regras de Segurança. O que NÃO podemos fazer NUNCA!!!
- Usar qualquer outro tipo de garrafa que não seja de plástico PET. De vidro, nempensar!
- Carregue um foguete com mais pressão do que aquela em que ele foi testado.
- Apontar para uma direção onde não pode-se acompanhar toda a sua trajetória até o impacto com o solo (por cima de árvores, casas, prédios, carros, etc.).
- Lançar o foguete perto de linhas elétricas e telefônicas.
- Usar uma garrafa que mostre sinais de ter sido amassada, tenha vincos ou enfraquecimento do material.
- Usar qualquer outro tipo de gás que não seja o ar do ambiente.
- Usar qualquer outro tipo de líquido que não seja a água comum.
Podemos Fazer. Sempre!!!
- Tenha muito cuidado com a pressão no momento do lançamento!!
- Verificar se a água dentro da garrafa está parada, antes de disparar. Se ainda estiverem movimento, o foguete sairá desgovernado!
Mandamentos
- O meu foguete será construído de materiais leves, principalmente plásticos, sem nenhuma parte de madeira ou metálica;