Regulamento

Regulamento

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Realização:

  • Coordenadoria Regional de Educação de Ponta Porã – CRE 11
  • Escola Estadual Professora Geni Marques Magalhães – EEPGMM
  • Escola Estadual Coronel Ramiro Noronha – EECRN
  • Câmpus de Ponta Porã da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPPP/UFMS)
  • Câmpus de Ponta Porã do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)

Parcerias:

  • União Pontaporanense de Estudantes e Região – UPER

Coordenador do Projeto

  • Caio César Herreira
  • José Henrique Prado
  • Pedro Flávio Silva Othechar

Equipe Executora

Cristina Elaine da Costa Spanenberg César Ferro da Silva
Fernando Akiito Moltocaro Hamilton Júnior Bonfim
Ségio Larruscaim Mathias Karen Suzana Gracia
Leonardo Souza Silva  
   

 


REGULAMENTO

Cada escola contará com uma equipe representando-a escola no evento;A equipe deverá estar distribuída entre as três modalidades

  1. Modalidade Tempo de voo.
  2. Modalidade Lançamento Oblíquo Alcance Máximo Horizontal
  3. Modalidade Foguete Criativo

Poderão fazer parte das equipes estudantes do Ensino Médio e Fundamental II.

DOS PARTICIPANTES

  • Poderão participar todos os estudantes do 6o Ano fundamental II ao 3o ano do EnsinoMédio regularmente matriculados em instituições de ensino médio e/ou fundamental da rede estadual de ensino;
  • Quanto ao número de alunos participantes por equipe será permitido um mínimo de 2 e máximo 4 de alunos por modalidade;
  • As inscrições dos alunos deverão ser feitas pelo professor responsável por cada equipe em data prevista no cronograma.

MODALIDADES DA COMPETIÇÃO

  1. Modalidade Tempo de Voo. 

  • Cada equipe fará dois lançamentos e será considerado o melhor resultado (maior tempo de voo, precisão com cronômetro centesimal)
  • Neste lançamento o uso de paraquedas é opcional;
  • A pressurização do ar no interior do foguete deve ser realizada de forma manual (bomba manual).
  • Será obrigatório a utilização de um manômetro (instrumento de medida de pressão) seja adaptado na base de lançamento ou incorporado no instrumento de pressurização de ar.
  • Critérios de desempate
    • Serão considerados como critérios de desempate;
      • 1° Maior nota obtida pela equipe na modalidade de foguete criativo.
      • 2° Integrante da equipe com menor idade

II- Modalidade Lançamento Oblíquo Alcance Máximo Horizontal

  • Cada equipe poderá fazer dois lançamentos e apenas um lançamento será contabilizado, o de maior alcance;
  • Será considerado o melhor resultado a maior distância atingida na horizontal em linha reta entre a base de lançamento e ponto onde o foguete toca o solo.
  • A pressurização do ar no interior do foguete deve ser realizada de forma manual (bomba manual).
  • Dentre os dois lançamentos se houver necessidade a base de lançamento deve ter dispositivo para abortar lançamento.
  • Será obrigatório a utilização de um manômetro (instrumento de medida de pressão) seja adaptado na base de lançamento ou embutido no instrumento de pressurização de ar.
  • Critérios de desempate
    • Serão considerados como critérios de desempate;
      • 1° Maior nota obtida pela equipe na modalidade de foguete criativo.
      • 2° Integrante da equipe com menor idade.

III-Modalidade Foguete Criativo.

Esta modalidade se caracteriza como a expressão de um PROJETO ESCOLAR INTEGRADOR que deve ou pode envolver os diversos atores da escola participante de áreas de conhecimento diversas. A ideia desta modalidade é demonstração conceitual da capacidade das equipes escolares integrarem um trabalho entre os seus quadros de funções (estudantes, professores, coordenações e direção) nas diversas áreas do conhecimento.

As equipes devem realizar a construção de um foguete criativo que sintetiza uma ideia desenvolvida na forma de projeto escolar integrador e que versa sobre algum dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) da BNCC (). Quais sejam:

 

  • Apresentação deverá ser realizada entre 5 e 10 minutos aos avaliadores e deve abranger detalhes da pesquisa, da construção do foguete criativo e das ações que subsidiaram a construção do trabalho da equipe;
  • A soma das notas de cada avaliador poderá alcançar até 100,00 (cem) pontos;
  • Os itens a serem avaliados:
    1. CRIATIVIDADE: Estética do foguete e da montagem da apresentação, Materiais utilizados (a comissão deve considerar como um ponto relevante o reaproveitamento de materiais) e Inovação criativa na construção – (até 30,00 pontos);
    2. APRESENTAÇÃO ORAL: Explicação dos processos escolares para a escolha do tema do foguete criativo, das ações que constituíram o projeto, apresentação do caderno de bordo e de outras evidências que comprovam que ação foi desenvolvida na forma de um projeto educacional integrador. (até 50,00 pontos);
    3. IMPACTO EDUCACIONAL NA COMUNIDADE: Avaliação da ação de forma global, considerando o quanto a ação conseguiu articular áreas de conhecimento (CHS, CNT, LGG e MAT), os atores escolares (estudantes, professores, coordenação e direção) e a relevância da difusão do Tema Contemporâneo Transversal no ambiente da escola participante (até 20,00 pontos);
      • A nota final da Categoria Foguete Criativo será a soma dos itens 1, 2 e 3 dividido pelo quantitativo de avaliadores de cada trabalho.
      • Cada trabalho apresentado nesta categoria terá 3 (três) avaliações de pessoas indicadas pela II Olímpiadas de FogueteJato Pet de Ponta Porã.

IV- PREMIAÇÃO – PONTUAÇÃO GERAL POR EQUIPE

A escola que obter a maior pontuação levando em conta as três modalidades, será premiada com troféu por conseguir manter boas atuações nas três modalidades. A contabilização será realizada da seguinte forma, a melhor nota de tempo de voo mais a melhor nota do lançamento oblíquo mais o melhor nota do foguete criativo dividido por três.

Responsabilidades e tarefas dos professores das instituições de ensino.

  • Divulgar o evento entre os estudantes do seu estabelecimento de ensino; além do processo de ensino.
  • Coordenar as inscrições dos estudantes da sua escola;
  • Dar assistência metodológica aos estudantes da escola;
  • Supervisionar o desenvolvimento dos trabalhos em sala de aula e monitorar as atividades práticas;
  • Obrigatoriamente sob a supervisão do(s) professor(es) responsável(is) pela equipe que estiver coordenando;

Responsabilidades Direção Escolar e Coordenação Pedagógica.

Por medidas de segurança permitirão a realização de experimentos práticos em um local da escola que oferecer as condições necessárias para a realização de tal atividade; há uma variedade de riscos envolvidos como: alunos menores em atividades pedagógicas paralelas; nos arredores das unidades escolares há residências; pedestres trafegam ao entorno da mesma; sem mencionar os veículos que circundam as vias públicas e podem ser alvejados resultando em graves danos.

Responsabilidades Coordenadoria Regional de Educação e suas funções

  • Elaborar e distribuir em tempo hábil aos professores responsáveis as circulares contendo as instruções e as modalidades de provas que acontecerão;
  • Buscar patrocínios e apoios institucionais;
  • Organizar a solenidade de premiação dos alunos participantes.

Todas e quaisquer outras disposições que não se encontrem neste regulamento, deverão ser avaliadas pela equipe organizadora sendo a mesma a soberana em suas decisões.

Do local e data.

  • O evento será realizado em uma área de proporções suficientes para a segurança dos participantes e do entorno e também dependerá exclusivamente de boas condições climáticas vigentes à época;
  • O mesmo poderá ser adiado por necessidade explícita e terá sua justificativa feita por e-mail ou outro meio de comunicação ao alcance a todos os inscritos.
  • Data: 01/11/2023 – quarta-feira
  • Local: Campus da UFMS de Ponta Porã

Dos custos.

  • Não há taxa de inscrição para escolas ou para os estudantes participantes do evento;

Dos avaliadores.

  • Os avaliadores e avaliadoras convidados/as para a Modalidade Foguete Criativo devem ser pessoas de reconhecida atuação no meio acadêmico e/ou educacional, representantes de instituições e organizações de ensino e/ou de atuação comprovada nas áreas científicas contempladas na II Olímpiadas de Foguete Jato Pet de Ponta Porã;
  • No quesito Tempo de Voo atuaram quatro avaliadores, sendo: 1 diretor da prova, 2 medidores de tempo e 1 para anotação do tempo de voo;
  • Na modalidade Modalidade Lançamento Oblíquo Alcance Máximo Horizontal haverá, no mínimo, três avaliadores, sendo: 1 diretor da prova que ficará junto as bases de lançamento e 2 para medição do alcance máximo horizontal).

Da Base de lançamento.

  • A base de lançamento é de responsabilidade de cada equipe e deverão ser trazidasno dia da competição devidamente testadas e prontas para seus foguetes. Aconselha-se que cada equipe tenha mais de uma base de lançamento no dia da competição.
  • O estudante que fizer o lançamento do foguete deverá estar, obrigatoriamente, a três a quatro metros da base. Assim, o gatilho deverá deixar o estudante a esta distânciano momento do lançamento.
  • O integrante da equipe que for realizar o lançamento deverá OBRIGATÓRIAMENTE utilizar óculos de proteção.
  • A equipe deve inserir um dispositivo de segurança (uma válvula para liberar o ar pressurizado) na base para que possam abortar o lançamento em caso de necessidade, ressaltamos que somente com esse dispositivo será permitido abortar olançamento.
  • O formato da base pode variar, mas deve conter os aspectos citados anteriormente e nos tutoriais.
  • Comitê de organização do evento sente-se livre em não permitir o uso de uma ou mais bases de lançamento desenvolvidas pelas equipes se forem observadas falta de segurança nelas.
  • Não será permitido pressurização do ar por meio de compressores!!!!

Regras de Segurança. O que NÃO podemos fazer NUNCA!!!

  • Usar qualquer outro tipo de garrafa que não seja de plástico PET. De vidro, nempensar!
  • Carregue um foguete com mais pressão do que aquela em que ele foi testado.
  • Apontar para uma direção onde não pode-se acompanhar toda a sua trajetória até o impacto com o solo (por cima de árvores, casas, prédios, carros, etc.).
  • Lançar o foguete perto de linhas elétricas e telefônicas.
  • Usar uma garrafa que mostre sinais de ter sido amassada, tenha vincos ou enfraquecimento do material.
  • Usar qualquer outro tipo de gás que não seja o ar do ambiente.
  • Usar qualquer outro tipo de líquido que não seja a água comum.

Podemos Fazer. Sempre!!!

  • Tenha muito cuidado com a pressão no momento do lançamento!!
  • Verificar se a água dentro da garrafa está parada, antes de disparar. Se ainda estiverem movimento, o foguete sairá desgovernado!

Mandamentos

  • O meu foguete será construído de materiais leves, principalmente plásticos, sem nenhuma parte de madeira ou metálica;