Projetos de Extensão

PROJETOS DESENVOLVIDOS ATUALMENTE NO CPPP


Projeto: Oficinas Pedagógicas de Matemática Através da Utilização do Multiplano

Coordenadora: Adriana Flores de Almeida (Docente) 

Resumo: Este projeto tem a proposta de utilizar o instrumento concreto Multiplano nas escolas por meio de oficinas, ele é apresentado como uma ferramenta concreta que facilita a aquisição do raciocínio matemático. Com ele, muitas são as possibilidades de uso, desde operações simples até as mais complexas, o que permite a Matemática sob o enfoque global e não por fragmentos de conteúdo. O intuito desta oficina pedagógica é usar o multiplano no ensino de temas e conceitos da matemática. É fundamental que tais conceitos e procedimentos sejam trabalhados com a total compreensão de todos os significados associados a eles. O multiplano proporciona esta visualização num processo inclusivo e multilateral e ele maximiza o aproveitamento das atividades educativas vistas em sala de aula e, assim, aprendizagem torna-se mais eficiente. Acredita-se que por meio do multiplano o aluno não só visualize os problemas, mas seu resultado, percebendo a lógica do que se está fazendo e porque está realizando tal processo, sempre permeado da linguagem adequada e adaptada de acordo com o tema tratado, considerando como ponto de partida a realidade do aluno.


Projeto: Inclusão Digital Dialógica

Coordenadora: Adriana Flores de Almeida (Docente)

Resumo: A proposta de ações para o letramento digital e de criação de mecanismos para melhorar o acesso à informática e aos recursos digitais pela população é responsabilidade de todos os segmentos da sociedade, incluindo-se neles as instituições de ensino, especialmente aquelas que promovem a formação acadêmica, como é o caso do Câmpus da UFMS de Ponta Porã, que oferece dois cursos na área de Informática: Ciência da Computação e Sistemas de Informação. O presente projeto tem como objetivo oferecer um curso de informática básica gratuito e de qualidade, proporcionando à camada da população que não dispõe de recursos financeiros para a aquisição de computadores, e muitas vezes nem para formação. Ao concluírem o curso, os alunos deverão estar aptos a usar o computador e seus principais recursos na forma de aplicativos básicos de um sistema operacional para navegação, armazenamento e recuperação de arquivos, acesso, recuperação e armazenamento de informações disponíveis na Internet, o uso de correio eletrônico, e de editor de texto. A metodologia de desenvolvimento do curso será realizada por meio de aulas em laboratório, dentro dos princípios da Aprendizagem Dialógica, proposta por José Ramón Flecha e seguindo também a proposta metodológica já reconhecida mundialmente da Rede CDI.


Projeto: LEPMAT – Laboratório de Ensino e Pesquisa em Matemática

Coordenadora: Cláudia Carreira da Rosa (Docente)

Resumo: A matemática é conhecida e utilizada pela humanidade desde os tempos mais remotos para diferentes fins, mas mesmo assim, tem pessoas que acreditam que a “matemática escolar” é diferente da “matemática cotidiana” e que, o que se aprende na escola não se usa no dia a dia. Esse fato acaba por contribuir para a visão que em geral as pessoas tem sobre a matemática, como sendo “algo muito difícil de se aprender”. Tal visão pode ser mudada com a proposta de um trabalho criativo, que possibilite a integração entre a teoria e a prática, entre o abstrato e o concreto. O laboratório de matemática é um espaço equipado com materiais que estimulem a compreensão do conteúdo matemático, despertando o interesse do aluno ao mostrar a aplicabilidade e a “matemática real” implícita na abstração. Outro fator importante é a questão referente à interação entre escola/universidade e vice versa.


Projeto: ABC Digital: uma ajuda para o projeto Pro-funcionário de Ponta Porã

Coordenadora: Cláudia Carreira da Rosa (docente)

Resumo: Na sociedade atual o acesso à Informática configura-se como um direito de todos. Assim as pessoas podem e devem usufruírem de uma educação em que, a alfabetização tecnológica esteja incluída, não como um curso de Informática apenas, mas sim, como uma forma de aprendizado que seja capaz de efetuar uma nova leitura de mundo. O presente projeto tem como objetivo principal, levar o conhecimento de informática básica para funcionários não docentes das escolas públicas de Ponta Porã, com o intuito de auxiliar e possibilitar a participação dos mesmos no projeto de qualificação profissional Pro-funcionário de Ponta Porã’ que é semi-presencial, o que torna indispensável conhecimentos básicos de informática.


Projeto: Curso preparatório para a OBMEP

Coordenador: César Klayson Soares dos Santos (Docente)

Resumo: A OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas) foi criada em 2005 e no ano de 2010, mais de 19 milhões de alunos se inscreveram na Obmep e mais de 90% dos municípios brasileiros estiveram representados. Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo. Nesse contexto o objetivo desta proposta é oferecer um curso preparatório para a alunos das escolas do município de Ponta Porã que participarão da OBMEP, proporcionando aos mesmos o ensino e treinamento das técnicas de resolução de problemas. O material será idealizado de acordo com o existente no site da OBMEP. O objetivo do material é ensinar, de forma clara e didática, a resolução dos diferentes tipo de problemas que são propostos na olimpíada. Vamos utilizar exemplos detalhados e formas de se resolver um mesmo problema, objetivando que os participantes entendam e desenvolvam o raciocínio de resolução de problemas contextualizados. Através da OBMEP, os alunos têm contato com questões interessantes e desafiadoras de Matemática e são estimulados a trabalhar em grupo. Estimular: este é o verdadeiro papel da OBMEP. As Olimpíadas de Matemática, em geral, atraem estudantes com especial interesse e talento para a disciplina, mas o mais importante é que estimulam todos a estudar Matemática. 


Projeto: CLiPP – Curso de Línguas do Câmpus de Ponta Porã

Coordenador: Elaine Claudia de Arruda Soares Moraes (Técnica) 

Resumo do projeto: O projeto visa fornecer aos acadêmicos do CPPP/UFMS, à sociedade ponta-poranense, de Pedro Juan Caballero e da região sul do estado de MS a oportunidade de aprender e desenvolver a comunicação por meio de diversas línguas que compõem a realidade multicultural dessa região. Possibilitará aos participantes o contato com outras línguas e culturas, como também o aprimoramento e ou reforço da língua portuguesa, que auxiliará em sua formação (acadêmica, profissional e humana), além de criar outro vínculo entre a universidade e a comunidade local. O Guarani e o Espanhol são línguas nativas dos habitantes do município de Pedro Juan Caballero. O Inglês é ferramenta importante no aperfeiçoamento da aprendizagem de informática para os alunos do câmpus. A aprendizagem de LIBRAS é um passo fundamental para a construção de uma sociedade que promova a inclusão e melhores oportunidades de aprendizagem para alunos portadores de necessidades especiais. Constitui uma oportunidade para ampliar os horizontes culturais e o potencial de comunicação, com vistas à comunicação em uma língua estrangeira, considerando a atual inexistência de fronteiras entre os diversos povos e o mercado de trabalho cada vez mais competitivo. O CLiPP, foi idealizado como uma proposta específica para a comunidade da região de fronteira do sul do estado de MS, que possibilitará a essa população fronteiriça o contato direto com a universidade e o acesso a novos conhecimentos e culturas. O aprendizado de um idioma amplia os horizontes do conhecimento e permite o acesso a novas culturas, oportunidades e experiências diferenciadas.


Projeto: LaRPP – Laboratório de Robótica de Ponta Porã (PROJETO)

Coordenador: Amaury Antônio de Castro Junior

Resumo: O projeto visa promover a inclusão digital por meio da capacitação de um grupo de alunos (graduandos de baixa renda das áreas das Ciências Exatas e Tecnológicas) para a tarefa de programação de robôs. A programação envolve a realização de atividades básicas como movimentação e desvio de obstáculos, bem como para a elaboração de materiais didáticos como manuais e atividades direcionadas, a serem utilizadas em cursos de Iniciação a Robótica para crianças e/ou a inserção de tais atividades no contexto de outras disciplinas como matemática e física. Portanto, as atividades também possibilitam a interdisciplinaridade com a área de educação e psicologia, no que diz respeito ao uso de robôs (brinquedos) e das novas tecnologias no processo de formação e desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático. A importância do projeto está em garantir que tais alunos tenham as mesmas condições de igualdade e possam produzir materiais didáticos, técnicos e científicos relacionados à área de robótica,  como artigos científicos, experimentos, manuais de utilização e  diversos outros materiais. Além disso, espera-se que tais ferramentas possam auxiliar os alunos de maneira a reduzir a evasão dos cursos da área das Ciências Exatas e Tecnológicas da UFMS.


Programa: Expansão do Programa NERDS – Núcleo de Educação, Recreação e Desenvolvimento Social

Coordenador: Amaury Antônio de Castro Junior (Diretor)

Resumo: O termo NERDS é a sigla do Núcleo de Educação, Recreação e Desenvolvimento Social da fronteira. O Programa surgiu na cidade de Ponta Porã, fruto da integração das ações de extensão propostas por servidores e acadêmicos do CPPP/UFMS. Os NERDS possuem o estereótipo de pessoas que exercem intensas atividades intelectuais e nutrem grande fascínio por conhecimento e por tecnologia. Aproveitando-se desse estereótipo e da oferta de cursos na área das ciências exatas e tecnológicas em outras unidades da UFMS, frutos da expansão da oferta do ensino superior através do REUNI, esta proposta apresenta-se como uma alternativa na busca e preparação de talentos nestas áreas, contribuindo com a melhoria da formação no estado de Mato Grosso do Sul. Um dos grandes desafios dessa proposta é despertar nos alunos do ensino fundamental e médio, o interesse e a motivação pelo estudo da matemática, como base para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. A proposta pretende utilizar os recursos humanos e de infraestrutura das unidades da UFMS para a realização de cursos de idiomas, de xadrez, de música e outros eventos e atividades que promovam o ensino da matemática, da computação, visando o desenvolvimento do raciocínio e outras habilidades e competências relacionadas. A parceria entre o CPPP/UFMS, a Prefeitura Municipal de Ponta Porã e as demais instituições incluídas nessa proposta serve de modelo para as demais unidades da UFMS que oferecem cursos nestas áreas. Além disso, atualmente, considerando o grande número de órgãos e instituições públicas e o crescimento do número de pequenas empresas e organizações do setor privado favorecem a expansão do programa e a sua execução nas demais unidades da UFMS. Portanto, esta proposta pretende difundir o NERDS entre outras unidades da UFMS que ofereçam cursos nas áreas de exatas e tecnológicas, tais como nas cidades de Coxim (NERDS do Taquari), Campo Grande (NERDS da Capital), Corumbá (NERDS do Pantanal) e Três Lagoas (NERDS do Bolsão).