UFMS/CAMPUS DE PONTA PORÃ PROMOVE O III DIA DO BRINCAR NA FRONTEIRA
A Semana Mundial do Brincar acontece em mais de vinte e cinco países iniciou-se em 1999 e no Brasil é uma ação promovida pela Aliança pela Infância para chamar a atenção da importância do brincar para o desenvolvimento das crianças de modo integral, por este motivo é enfatizado brincadeiras que promovam a inclusão, a igualdade, o desenvolvimento cognitivo, psíquico, e motor de modo a ver a brincadeira como parte importante também do processo de desenvolvimento e aprendizagem.
No município de Ponta Porã comemora-se o Dia do Brincar por meio de um projeto de extensão promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, mais precisamente pelo de curso de Pedagogia que tem como intuito levar as crianças, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, das escolas municipais e estaduais, bem como chamar a comunidade em geral para um dia de brincadeiras no Parque dos Ervais. Em 2017 esta ação completou sua terceira edição com sucesso e foram atendidas mais de 400 crianças da faixa etária dos 5 aos 12 anos. Neste ano as quatro turmas do curso de Pedagogia do UFMS/Campus de Ponta Porã por orientação da professora Mara Marques Correa Bueno, que é a fundadora do projeto, planejaram as brincadeiras, jogos e brinquedos para uma tarde de muita diversão e alegria.
Os acadêmicos se organizaram de modo a valorizar a brincadeira como componente de desenvolvimento infantil e respeito ao tempo das crianças em brincar com total dedicação e paciência. O espaço do Parque dos Ervais foi estruturado com circuito de brincadeiras tradicionais; contação de histórias, pintura facial, bolhas de sabão e jogos de movimento que agitaram a sexta feira do dia 26 de maio de 2017 não só para as crianças, mas também todos os que se fizeram presentes no evento, onde muitos adultos deixaram a criança que há em cada um renascer e ainda colaboraram para que este dia marcasse o coração das crianças com uma boa lembrança de infância.
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul pretende continuar este projeto na fronteira e sempre com o intuito de brincar com o maior número de crianças, bem como promover uma maior interação dos acadêmicos dos cursos do Campus de Ponta Porã com a comunidade pontaporanese, e, desta forma, promover um Dia do Brincar que leve alegria, prazer, diversão e, acima de tudo, conscientização da sociedade para a importância do brincar na infância das crianças da região.