Projetos

Postado por: Jorge Walder

Ainda que seja um câmpus novo, o CPPP pauta suas atividades, também nas necessidades do município de Ponta Porã e região, com o propósito de desenvolver projetos de extensão em conjunto com a comunidade, contribuindo para o crescimento do município e realizando ações que auxiliem na transformação da realidade da qual faz parte.

Em 2009 o Programa NERDS da Fronteira iniciou as suas atividades no CPPP com o trabalho realizado por bolsistas do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), tendo sido coordenado pelo Professor Dr. Amaury Antônio de Castro Junior.

Esse programa tinha por objetivo o uso de recursos humanos e de infraestrutura do CPPP/UFMS para a realização de atividades e eventos que promovessem o ensino da matemática, da computação e a realização de atividades recreativas que envolvessem raciocínio e desenvolvessem a coordenação motora, tais como xadrez, música e a prática esportiva.

A criação desse programa fomentou no CPPP várias atividades que permitiram a expansão da formação educacional, principalmente em nas áreas de ciências exatas e computação, além de promover a interação entre corpo discente, docente e comunidade local, no planejamento e execução de diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados à sociedade local: cursos e palestras técnicas, ensino de idiomas, treinamentos voltados para alunos das escolas municipais e estaduais, além de atividades culturais e recreativas.

Dentre essas atividades destacou-se o treinamento oferecido por membros do Projeto Futuros Programadores de Ponta, para alunos de escolas municipais, estaduais e Instituto Federal de Ponta Porã visando a participação dos mesmos na Olimpíada Brasileira de Informática Edição 2012. Teve a parceria com a Secretaria de Educação e com o NTEM (Núcleo de Tecnologia do Município) de Ponta Porã, e obteve como resultado a premiação do aluno do IFMS, Eric Enrique, que recebeu uma medalha de prata na OBI.

Ainda nos idos de 2009, teve início o PIBID/Subprojeto Licenciatura em Matemática/ CPPP (Figura 1), coordenado pela professora Vanilda Alves da Silva, com 10 acadêmicos bolsistas e um professor supervisor da Escola Estadual João Brembatti Calvoso.

A partir da primeira configuração, participaram mais 12 acadêmicos e 02 professores supervisores, sendo cada um de uma das escolas Escola Estadual João Brembatti Calvoso e Escola Estadual Adê Marques.

Desde 2015 até o momento o subprojeto é coordenado pelo professor Anderson Luis Guiradi. Em 2018, participaram 09 acadêmicos bolsistas, 01 supervisor da Escola Estadual Adê Marques, na qual são desenvolvidas as ações.

O subprojeto tem por objetivo, contribuir para a valorização do magistério, fomentar experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador, e, incentivar os participantes do subprojeto a escrita de artigos voltados à pesquisa e práticas docentes.

 

Figura 1: Participantes do PIBID.

Em 2010 foi instituído no CPPP o Programa de Educação Tutorial (PET). Naquele ano foram instituídos dois grupos um de Matemática/conexão de saberes vinculado ao curso de Matemática e outro interdisciplinar PET Fronteira vinculado aos cursos de Sistema de Informação, Ciência da Computação e Matemática. Esses grupos fazem parte de um total de 18 grupos da UFMS, cujo objetivo é promover uma formação acadêmica e social consolidada, de forma a fazer com que os bolsistas permanecessem na Universidade, buscando pela aprendizagem indissociando o ensino, a pesquisa e a extensão.

O PET/MAT/CSPP), teve como primeiro tutor professor Dr. César Klayson Soares dos Santos que permaneceu a frente do grupo até abril de 2013. Naquele ano, a tutoria foi assumida pela professora Dra. Claudia Carreira da Rosa, permanecendo até abril de 2019. Hoje é tutor do grupo o professor Dr. Welligton Carlos de Jesus.

Atualmente, o PET / MAT-CS (Figura 2) conta com 12 petianos bolsistas e está desenvolvendo em torno de 25 ações que integram ensino, pesquisa e extensão. O PET/MAT – CS, objetiva a promoção de uma formação social e acadêmica sólida, estimulando os petianos (bolsistas do PET) a permanecerem na universidade, além de estudarem métodos específicos de investigação em matemática e a aprofundar seus conhecimentos teóricos e metodológicos via atividades de:  ensino, pesquisa, extensão. É importante ressaltar que este grupo trabalha em parcerias com outros projetos do CPPP.

Figura 2: PET/MAT

Já o Grupo PET Fronteira (Figura 3 e 4), que teve suas atividades inicialmente orientadas pelo professor Dr. Amaury Antônio de Castro Junior, engloba Cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Matemática, e auxilia em várias atividades de ensino, pesquisa e extensão.
É voltado para projetos de robótica, como a Competição Brasileira de Robótica (CBR), além de oferecer treinamento em robótica e desenvolver projetos e aplicativos em conjunto com a Fábrica de Software do CPPP. Atualmente é coordenado pelo professor Dr. Dionísio Machado Machado Leite Filho.

Figura 3: PET Fronteira – Alunos da Escola Estadual João Brembatti Calvoso em visitação ao Laboratório de robótica

Figura 4: Grupo do PET Fronteira

Em 20 de junho de 2015, o campus de Ponta Porã apresentou para comunidade o projeto do 1º Robô Ára (Figura 5), que tem por objetivo aproximar a comunidade da robótica, com demonstrações, palestras, cursos, apresentação de trabalhos e atividades. O evento foi prestigiado por centenas de crianças, adolescentes e adultos que tiveram a oportunidade de participar de oficinas, 7 seminários e demonstrações sobre os projetos na área da Robótica elaborados pelos campeões da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

Figura 5: Robô Ára

O evento contou com a presença de 16 escolas municipais e 9 escolas estaduais do município de Ponta Porã, as quais tiveram alunos medalhistas nas provas teóricas da OBR, sendo 138 alunos do nível fundamental, esta primeira edição foi voltada para os medalhistas, mas atualmente é aberto a toda a comunidade e se encontra em sua 4ª edição. O evento é promovido pelo Programa NERDS da Fronteira, vinculado ao Campus de Ponta Porã da UFMS (CPPP) e em 2019 terá sua quinta edição e conta com a participação de acadêmicos, docentes e técnicos de todos os cursos do câmpus, com o apoio do Grupo PET/Fronteira e PET/MAT/CS e de vários outros projetos e programas na Unidade.