Sobre o Curso

Objetivos Geral

O objetivo geral do Curso de Matemática-Licenciatura/CPPP é formar professores de Matemática para atuar no ensino de matemática na educação básica. A formação pedagógica e científica, busca o desenvolvimento de uma postura investigativa em Educação Matemática que proporcione ao futuro professor condições para atuação no ensino fundamental e médio e reflexão sobre a prática docente, bem como posterior aprimoramento em cursos de Pós Graduação com aperfeiçoamento na área de ensino de matemática ou na área científico-tecnológica.

Objetivo Específico

Formar Professores de Matemática para a segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio e profissionais de matemática que apresentem:

  • Uma sólida formação de conteúdos de matemática;
  • Domínio de assuntos inerentes a matemática em si, como preparo para uma vida acadêmica e/ou aplicada na área da Matemática;
  • Uma formação que lhes prepare para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional;
  • Visão de seu papel social de educador e capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos;
  • Visão de contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania;
  • Visão de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, superando os preconceitos sustentados pela sociedade que interferem no aprendizado e crescimento da matemática;
  • autonomia para ingressar em pesquisas de Pós-Graduação, planejando-as e publicando-as;

Atividades Inerentes

O curso de Matemática do CPPP tem a intenção de promover ações que proporcionem ao licenciado:

  • Capacitação profissional para atuar na Educação Básica atuando diretamente em salas de aulas e em cursos de formação de professores.
  • Formação pedagógica e cientifica que englobe postura crítica quanto à produção e divulgação do conhecimento matemático (visto como dinâmico e com papel social fundamental );
  • Postura para observar e interpretar as necessidades da comunidade escolar na qual atua o desenvolvendo projetos específicos e coletivos, bem como estratégias de ensino elaboradas a partir da pratica comum de analise de propostas curriculares;
  • Autonomia para elaborar materiais didáticos voltado para o ensino de Matemática e desenvolver pesquisas no campo da Educação Matemática.

Áreas de atuação e exercício profissional

O Licenciado em Matemática da UFMS está apto para atuar no Ensino Fundamental e Médio; em editoras, institutos e órgãos públicos e privados que produzem e avaliam materiais didáticos; em organizações públicas ou privadas, institutos e agências de inteligência que necessitem de profissionais capazes de desenvolver modelos matemáticos para resolver problemas. Além disso, ao termino do curso, ele poderá, com estudos complementares, realizar curso de Mestrado em Educação Matemática, Matemática Pura, Matemática Aplicada ou área afim, com possibilidade de poder também dedicar-se à pesquisa e ao magistério superior.