Estudantes de Pedagogia contribuem para as práticas de equoterapia em Ponta Porã

Postado por: Jorge Walder

Os alunos do curso de Pedagogia do câmpus de Ponta Porã, sob orientação da profa. Kellys Regina Rodio Saucedo, participaram do projeto de Extensão “Educação não formal: espaço extensionista de formação de educadores sociais universitários”, junto ao Centro de Equoterapia Princesinha dos Ervais @equoterapiapontaporams.

Durante os meses de março, abril e maio, os estudantes se dedicaram ao desenvolvimento de recursos instrucionais de coordenação motora fina, equilíbrio, atenção e estímulo cognitivo que poderão ser integradas às práticas de equoterapia. Os resultados desse trabalho foram apresentados hoje aos profissionais da equipe multidisciplinar do Centro, que conta com especialistas em educação física, fisioterapia, psicologia, pedagogia e equitação.

O Centro de Equoterapia Princesinha dos Ervais atua da parceria entre o 11° Regimento de Cavalaria Mecanizado e a Prefeitura Municipal de Ponta Porã, garantindo acesso gratuito aos serviços. Segundo o coordenador do Centro, Sargento Velleda, todas as atividades são cuidadosamente planejadas para atender às necessidades dos praticantes, fortalecendo a inclusão e o desenvolvimento por meio do contato terapêutico com os cavalos.

Essa ação extensionista reforça o compromisso dos futuros pedagogos com a promoção da educação em diferentes contextos, evidenciando o papel da universidade na transformação social.