Sobre o Curso
O curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/Campus de Ponta Porã (UFMS/CPPP), foi criado pela Resolução COUN nº 82, de 22 de novembro de 2013. Partiu-se do objetivo de construir, por meio de uma identidade local, uma formação que deixasse relevante a vivência entre povos, pois se encontra em região fronteiriça. Dessa forma, o curso se banha nas águas do multiculturalismo/interculturalismo que se delineia pela promoção deliberada da inter-relação entre diferentes grupos culturais. Nessa abordagem, as diferentes culturas estão em contínuo processo de elaboração, de construção e reconstrução, com raízes históricas e dinâmicas; isso influencia a forma de a escola ser entendida – que por sua vez, passa servir à produção de uma educação para o reconhecimento daqueles que compõem a sociedade.
O Projeto de Curso de Pedagogia da UFMS/CPPP, assegura a formação de professores para exercer a docência na Educação Infantil, nos Anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação Especial/Inclusiva e na Educação de Jovens e Adultos; conforme consta em matriz curricular. Tal formação, e suas atividades docentes, também compreendem à participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, que engloba o planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação e de projetos e experiências educativas; a produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.
Com base nisso, tem-se a intenção de promover ações que proporcionem formar profissionais com capacidade crítica e sólida formação cultural, capazes de realizar as atividades do processo de ensino e aprendizagem a fim de contribuir à formação de cidadãos críticos, de exercer a docência, bem como as funções do trabalho pedagógico com instituições escolares e não escolares.
OBJETIVOS
O Curso de Pedagogia UFMS/CPPP, formará um profissional que esteja habilitado à:
- Atuar no ensino, na produção e difusão do conhecimento;
- Ter a docência como base de sua formação e identidade profissional;
- Realizar atividades com educandos com necessidades educacionais especiais, em diferentes níveis e contextos de educação escolar;
- Desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas;
- Dinamizar tarefas como educador em instituições sociais não escolares;
- Organizar a gestão de sistemas e contextos educativos;